Translate

sábado, 16 de abril de 2011



"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem  não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"  Romanos 10:14

Desde o início da Igreja, o reino de Deus tem sido anunciado de um modo simples e eficaz: a comunicação verbal. Anos e séculos se passaram e ainda hoje esse é o meio mais importante para divulgar a Palavra de Deus.

 Apesar de contarmos hoje com inúmeros recursos para modernizar a pregação do evangelho, o que vemos é que a base continua sendo a mesma.

Ao analisarmos os recursos disponíveis como programas de rádio e televisão, internet (blogs, sites, e-mail, salas de bate papo, filmes,vídeos), literatura evangélica (livros, revistas, folhetos), faixas, adesivos de veículos, placas e outros mais, podemos concluir que essa parafernalha tecnológica existe em função da linguagem oral ou escrita.

A linguagem é a base de tudo. Ela é o instrumento pelo qual conseguimos transmitir a mensagem de Deus. As vezes nos preocupamos muito com o conteúdo da mensagem, mas não nos preocupamos como ela será transmitida. Para pregar o reino Deus não basta ter conhecimento da bíblia, é preciso saber usar corretamente a linguagem de maneira eficiente.

Hoje, já não temos muitos que preguem e os poucos que temos, não se preocupam em aperfeiçoar o modo de transmitir a mensagem do evangelho.

Muitos falam com conhecimento da Bíblia, mas sem conhecimento da oratória. É por isso que há poucas conversões, porque poucos pregam e estes não tem muita habilidade com a palavra. É preciso saber transmitir o evangelho, com habilidade, com conhecimento, com a unção de Deus, com fé e dinamismo.

Homens como o apóstolo Pedro, levavam multidões à conversão porque anunciavam a Cristo com extrema habilidade na palavra, com unção, fé e conhecimento da escrituras - "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas. (Atos 2.37-41). 

Essa combinação poderosa de recursos, pode hoje ser incrementada pelo avanço tecnológico que temos a disposição, mas jamais poderá ser substituída por ele. Precisamos pregar para que almas se rendam aos pés do Senhor, mas com conteúdo, habilidade, unção e fé. 
Categories:


Estudioso da Bíblia

0 comentários:

Seguidores